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A Paccar está apresentando, os primeiros
caminhões DAF que serão produzidos na fábrica de Ponta Grossa (PR) a partir de
meados de 2013, quando a unidade será inaugurada. O primeiro a ser montado e
comercializado será o extrapesado XF105. Na sequência, Ponta Grossa vai produzir
os médios CF e, por último, será implantada a linha de montagem dos leves, os
LF. A fábrica começa a ser construída no próximo mês.
Segundo Marco Antonio
Davila, presidente da DAF Caminhões Brasil, o XF105, destinado às longas
distâncias, estará disponível com cavalo mecânico 6×2, com eixos Meritor
e Suspensys. O cavalo mecânico 6×4, terá eixos tandem Meritor de redução simples
ou dupla. Esses modelos terão freios a tambor nos eixos dianteiros e traseiros
e, opcionalmente, um sistema de freios pneumáticos com ABS.
O XF105 tem motor
Paccar MX de 12,9 litros e seis cilindros, com potências de 410 a 510 HP,
desenvolvido em parceria com a Cummins. O câmbio padrão será um ZF manual de 16
velocidades, tendo câmbio automático AS-Tronic como opcional.
Já a série CF
estará disponível em configurações truck e rígida com 2, 3 ou 4 eixos, com
acionamento simples ou duplo. Segundo o presidente, os veículos se destacam para
os canteiros de obras. O motor é o mesmo do XF105, com rendimento de até 460
HP
O DAF LF foi projetado para distribuição urbana e regional, com PBT entre
7,5 e 21 toneladas, em versões dois ou três eixos. O motor é de quatro ou seis
cilindros e a potência, entre 140 e 300 HP. O peso bruto total é de 12 a 21
toneladas. Todos os motores, segundo a empresa, estão em conformidade com o Euro
5 e se utilizam da tecnologia SCR.
Davila disse que a DAF busca uma rede de
25 parceiros no Brasil nos próximos anos, que devem oferecer 100 concessionárias
da marca em território nacional. “Vamos aproveitar a Fenatran para fazermos
contatos também com esse objetivo”, afirma.
De acordo com o presidente, a
participação de mercado da DAF na Europa, no segmento pesado, (mais de 15
toneladas) teve um crescimento que chegou a 15,3% no primeiro semestre deste
ano. O objetivo de participação naquele mercado é de 20%.
“O extraordinário
crescimento do Brasil se reflete no transporte. Temos a intenção de nos
transformar em um importante participante do mercado brasileiro, oferecendo uma
linha completa no País”, afirma. A fábrica do Paraná terá capacidade de
produção de 20 mil caminhões/ano, mas, no primeiro ano, estima-se a fabricação
de apenas mil unidades.
O grupo Paccar, que deve investir US$ 200 milhões em
Ponta Grossa, também fabrica os caminhões Kenworth e Peterbilt, que servem ao
mercado da América do Norte e de alguns países latino-americanos. Possui
montadoras, fábricas de eixo e de cabine e centros de distribuição nos Estados
Unidos, Canadá, Bélgica, Reino Unido, Holanda, Austrália e Santiago do
Chile.
No Brasil, segundo os representantes, devem ser instalados dois
centros de distribuição, o primeiro em São Paulo, e um segundo, em Minas Gerais
ou Rio de Janeiro.