Contato caminhões na estrada e cia - trucks in the road
e-mail: caminhoesnaestradaecia@hotmail.com
A Volvo está lançando no Brasil o caminhão mais potente do mundo. O FH16 com 750 cv está sendo apresentado no estande da marca na Fenatran 2013, a mais importante feira de transporte comercial da América Latina. O caminhão faz parte da nova linha FH lançada recentemente na Europa. O FH16 é indicado para operações em que se exige grande performance do veículo, principalmente para o transporte de cargas indivisíveis.
“Estamos trazendo da Europa o mais potente e mais avançado caminhão neste segmento para atender uma demanda do mercado brasileiro de transportes”, declara Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina. Esta versão do FH16 750 cv é indicada para cargas pesadas, e é capaz de tracionar 250 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado).
“É um caminhão excepcional, com muita potência e torque, direcionado para atender os transportadores que precisam de um caminhão com extrema capacidade de carga”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo. Com a expansão econômica brasileira e o início de construção de grandes obras por todas as regiões do País nos últimos anos, o mercado local cada vez mais necessita de veículos com mais força e torque, durabilidade e produtividade.
O FH16, na configuração cavalo mecânico 8×4, é equipado com o consagrado D16G, um motor de 16 litros, 750 cv de potência e que alcança um torque de 3550Nm. “É uma invejável configuração, para atender com folga as rigorosas exigências dos transportadores que têm veículos especializados no carregamento de cargas indivisíveis, por exemplo”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil.
O motor de 750 cv entrega 2800Nm de torque já a 900 rpm. Depois disso, a curva de torque sobe rapidamente e atinge seu pico de 3550 Nm a 1050 rpm, e este elevado torque continua na faixa plana até 1400 rpm. “Isto possibilita manter velocidades médias mais altas, mesmo nas subidas e inclinações mais íngremes, garantindo maior produtividade do transporte”, diz o gerente.
Quanto mais potência houver à disposição a baixas rotações no início do transporte de cargas pesadas, menor o esforço colocado sobre o motor e mais alta a eficiência em combustível. “Grande potência, alta tecnologia e um design inovador. Nos atrevemos dizer que este é o caminhão dos sonhos de todo transportador. Ele é único”, destaca o diretor de caminhões da Volvo.
Foto: William Francisco
Foto: William Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário